sexta-feira, 26 de julho de 2013

Saiba quais as 30 profissões estão em alta no mercado de trabalho

Saiba quais profissões estão em alta no mercado de trabalho

A Revista Exame realizou um estudo com especialistas para saber quais as profissões mais cotadas no decorrer deste ano. Na lista das que permanecem em alta estão advogados, engenheiros, farmacêuticos, gerentes, analista de SEO, especialista na área de Mobile Marketing, profissional da área de Links Patrocinados e Gestor de mídias sociais, entre outras. Ao todo, a Exame contabilizou cerca de 30 profissões.
A gestora de Recursos Humanos (RH) Vianei Altafin disse que para os que ainda não escolheram qual carreira seguir, o mais importante é estar antenado com o que o mercado almeja, estar bem qualificado e fazer umPrograma de Orientação Profissional para saber se o perfil se encaixa em alguma dessas áreas. Ao analisar as profissões em alta, Vianei disse que pode não parecer, mais o mercado carece de muitos profissionais na área de Administração, Direito, RH, Engenheiros, entre outras. O mercado também está aquecido para pessoas com perfil de liderança e também para área Comercial. “É muito difícil encontrar profissionais gabaritados nas áreas de gestão de pessoas e de processos, bem como, gerentes de projetos, gerentes comerciais, engenheiros, por exemplo”, afirma Vianei.

Mas, o que é mão de obra qualificada? Segundo a gestora de RH, mão de obra qualificada é o colaborador que tem as qualidades ínfimas estabelecidas para exercer uma determinada função, seja ela qual for. “Essa falta ocorre por um motivo primário: a deficiência da educação em todo o país. Há um desencontro entre a escola e a profissão. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o agravante nesse contexto é que metade dos trabalhadores brasileiros não completou nem o ensino fundamental’’, disse Vianei.


Recentemente o escritório Reis Advogados precisou de dois profissionais. Um na área de marketing e um advogado. “Não é fácil encontrar pessoas qualificadas e habilitadas que se enquadrem no perfil em que precisamos. Mesmo selecionando bem, o turnover é considerável. Só neste ano, duas pessoas do marketing saíram e tivemos de abrir novas vagas. Também sempre precisamos de advogados”, disse o advogado Marcus Reis.


A gestora de RH, Altafin, afirmou que o gargalo para que a demanda não se compatibilize com a oferta vai além das competências comportamentais. O que mais desponta é a falta de habilidade técnica e de poucos profissionais com formação acadêmica preparados. “O que conta na hora de escolher os melhores é a bagagem e a expertise. Estes precisam ser mais valorizados, mais bem remunerados, pois com a falta deles no mercado de trabalho, se não forem reconhecidos, logo receberão propostas tentadoras. A remuneração deve estar relacionada à função, mas principalmente à experiência e responsabilidade no qual o cargo implica”, esclarece.
Por isso, Vianei conclui que não dá para escolher um curso pensando apenas no retorno financeiro rápido ou porque o estudante acha que seria uma profissão interessante. “É preciso ter aptidão, ter conhecimento do que faz um profissional que atua em determinada área de interesse e se esse trabalho trará satisfação ao longo da vida. Ter aptidão não tem associação com hobbies”, finaliza Vianei.


Veja abaixo a lista completa das profissões reveladas na pesquisa:

1 - Engenheiro Agrônomo
2 - Engenheiro Naval
3 - Engenheiro Mecânico
4 - Engenheiro Eólico
5 - Engenheiro de Produção
6 - Gerente de Projetos voltados para o setor de óleo e gás
7 - Advogados especializados no mercado de óleo e gás
8 - Engenheiro de produto para o mercado automotivo
9 - Engenheiros Civis
10 - Diretor de obras para construção civil
11 - Gerente e diretor de negócios para o setor de infraestrutura
12 - Profissional de Pesquisa e desenvolvimento
13 - Farmacêuticos especialistas no desenvolvimento de medicamentos
14 - CTO - Chief Technical Officer
15 - Analista de SEO
16 - Especialista na área de Mobile Marketing
17 - Profissional da área de Links Patrocinados
18 - Gestor de mídias sociais
19 - Gerente e diretor de negócios para setor de equipamentos médico hospitalares
20 - Gerente Industrial
21 - Gerente e diretor de RH
22 - Gerente de auditoria para seguradoras
23 - Gerente de marketing e eventos
24 - Advogado societário especializado em fusões e aquisições
25 - Advogados especializados em Direito Societário
26 - Advogado especialista na área tributária
27 - Gerentes de planejamento tributário
28 - Gerentes de projetos
29 - Gerentes e diretores comerciais para empresas de bem de consumo
30 - Profissionais para a área de controladoria e planejamento financeiro

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário