quarta-feira, 31 de julho de 2013

Acne na mira: mitos e verdades sobre as espinhas


Ela aparece sempre nas áreas mais expostas do rosto, mas ainda existem muitas dúvidas com relação às causas, tratamentos e cuidados. Desvende o que é certo e errado a esse respeito

É só você marcar um compromisso importante, em que tudo o que mais deseja é estar com a aparência impecável, e pronto! Como uma praga para estragar o seu dia, lá aparece ela, forte e imponente: a acne.
Mas saiba que ela não é apenas um incômodo, pois já é reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e atinge quase 90% da população jovem. Fatores hormonais, ambientais, emocionais e predisposição genética são fatores que contribuem para o aparecimento dela. A acne é provocada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Logo, o reflexo dessa oleosidade na pele provoca o aparecimento de espinhas no rosto, nas costas, no peito e nos ombros.
Ela pode ser de pequena ou grande intensidade e varia de grau, se apresentando como cravos e evoluindo como pústula, nódulos e até abscessos (lesões endurecidas). Mas se não for tratada corretamente, a acne pode deixar marcar profundas. Por isso, Anderson Bertolini,  dermatologista (SP), esclarece o mal.
1. Comer chocolate causa espinha. MITO
Não é especificamente o chocolate, mas a maioria dos alimentos ricos em gordura e que sejam de alto índice glicêmico podem reforçar um quadro clínico já existente.

2. A ansiedade e o estresse provocam acne. VERDADE
Contribui bastante. O estresse é um fator de risco muito maior do que o consumo de derivados de lactose (açúcar do leite), pois diminui a imunidade da pele e libera radicais livres.

3. A acne é contagiosa. MITO
Trata-se de uma infecção, mas não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa.

4. Espremer pode piorar espinha. VERDADE
Sim. O quadro de inflamação aumenta, provocando cicatrizes e até outras lesões.

5. A acne pode surgir no período da menstruação. VERDADE
Sim, pois há um grau elevado de hormônios circulando pelo corpo nesse período. A TPM causa mais estresse e nervosismo, o que também favorece o surgimento delas.

6. Posso usar maquiagem para camuflar as espinhas. VERDADE
Pode, desde que os produtos não deixem a pele ainda mais oleosa, pois eles podem obstruir os poros, levando ao aparecimento de nova acne.

7. Lavar bastante o rosto pode prevenir a acne. MITO
Mesmo que a pele seja oleosa, lavá-la em excesso pode ressecá-la porque altera o equilíbrio hídrico. O ideal é higienizar o rosto três vezes ao dia e com produtos adequados.

8. Anticoncepcional provoca acne? MITO
Alguns anticoncepcionais até previnem o aparecimentos dela. No entanto, alguns podem piorar o quadro. Por isso, consulte seu médico para que ele oriente qual anticoncepcional é melhor para o seu caso.


Fonte:Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário