segunda-feira, 3 de junho de 2013

Curiosidades - As Religiões Dos Personagens Da Série "Os Simpsons"


 
A maioria das personagens da série atendem a serviços religiosos na Primeira Igreja de Springfield, uma igreja Cristã de caráter protestante cuja denominação é o fictício Presbiluteranismo e que tem como reverendo Timothy Lovejoy.

A família Simpson atende a esta igreja todos os domingos, apesar da pouca vontade de Bart e Homer que vão obrigados por Marge. Já Lisa é budista mas acompanha regularmente a família nas suas idas à igreja e celebrando também com eles as festas do Cristianismo, como a Ação de Graças ou o Natal.

Ned Flanders e seus filhos Rod e Todd parecem ser as personagens mais religiosas da série.

As personagens Lenny e Carl são seguidoras do budismo e frequentam o templo de Springfield no episódio em que Lisa vira budista, apesar de aparecerem também frequentando a Primeira Igreja de Springfield.

Julius Hibbert e a sua familía frequentavam a Primeira Igreja de Springfield mas mudaram para a Igreja Metodista Episcopal Africana (A.M.E. - African Methodist Episcopal Church), sendo também membros dessa igreja, Drederik Tatum, Alcatraaz, Lucius Sweet e o policial Lou, entre outros.

Seguidores do Catolicismo são as personagens Disco Stu, Tony Gordo, Joe Quimby e Jimbo Jones, apesar de num episódio Homer e Bart se convertem ao Catolicismo, eles assistem a serviços religiosos na Primeira Igreja de Springfield, que é protestante.

Krusty e seu pai o rabino Krustofsky, Duffman, Asa, Dolph e Jack Crowley são judeus, existindo uma sinagoga na cidade de Springfield.

Apu e a sua família são seguidores do hinduísmo, o cientista John Frink aparenta ser ateu apesar de já ter sido protestante, Moe Szyslak diz na série 4, episódio 3 "I was born a snake handler and I'll die a snake handler" na versão original em inglês, O "snake handling" é um ritual realizado por algumas igrejas Pentecostais dos Estados Unidos, ao que parece portanto Moe é um antigo membro de alguma dessas igrejas antes de criar uma seita que tem Kearney como um seguidor.

Não parece haver muçulmanos em Springfield ou pelo menos o seu número é muito reduzido. Numa visita da família Simpson à vizinha cidade de Shelbyville eles vão a um teatro e na atuação é dito que a Shelbyville é habitada por Cristãos, Muçulmanos e Judeus, embora sejam poucos os dois últimos referidos, portanto Springfield sendo uma cidade próxima deve possuir as mesmas caraterísticas, com a maioria da população a seguir o Cristianismo.

Em Os Simpsons há diversos personagens com suas diversas religiões, o que acaba causando sempre preconceitos. Contudo, ótimos episódios com ensinamento religioso. Abaixo, as religiões de alguns personagens de Os Simpsons.

Cristianismo (Evangélico)

Marge
Maggie
Homer (apesar de ter virado católico em um episódio e depois se demonstrar ateu em outros)
Sideshow Mel
Ned Flanders
Rod e Todd
Reverendo Lovejoy
Helen Lovejoy
Julius Hibbert (A.M.E. - Metodista Episcopal)

Catolicismo (Católico)

Bart - Já foi Evangélico, mas virou Católico.Disco Stu
Tony Gordo
Joe Quimby
Jimbo Jones

Budismo (Budista)
Lisa - Já foi protestante mas virou Budista
Lenny
Carl

Judaísmo (Judeu)
Krusty
DuffmanAsa
Dolph
Rabi Krustofski (Rabino)
Jack Crowley

Hinduísmo (Hindu)
Apu
Manjula

Outros
John Frink - Ex-protestante, depois Ateu.
Kearney Zzyzwicz - É de uma seita em que o deus é Moe Szyslak
Moe Szyslak - Criou sua própria seita antes membro de uma Igreja Pentecostal. Há vários momentos em que diversos personagens revelam humor ateu, há um episódio em que Homer diz: "Não costumo ser um homem que reza, mas por favor me salve Superman!"

Fonte:Simpsons Wikia - Via: Variedades Gospel Veras

Nenhum comentário:

Postar um comentário