quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ajude a ETEC Alcídio DE Orlândia reconstruir a história da escola com fotos antigas



A escola Alcídio de Souza Prado, nos seus 63 anos de existência, reúne uma vasta história de luta pela aprendizagem e passagem do conhecimento, luta essa encabeçada por profissionais que viam na instituição mais que um local trabalho: uma chance de mudar a sociedade. Tal história está sendo recuperada pelo Centro de Memórias através da coleta, classificação cronológica e análise de diversas fotos encontradas no prédio da Etec e buscadas em outros locais da cidade (Escola Estadual Oswaldo Ribeiro Junqueira, Museu Municipal, Biblioteca Municipal), e de entrevistas feitas com professores, antigos diretores e funcionários. 


No entanto, o caminho para chegar onde estamos foi longo. A tentativa de reconstruir a memória da escola fez parte de alguns projetos, como o da professora Rosângela Miliossi, a qual fez uma grande pesquisa nesse sentido, anos atrás (2008), porém com um período cronológico mais limitado (1990-2002). Tal pesquisa nos serve de base, apesar de ter sido diferente. Além disso, a pesquisa de pós-graduação Stricto Sensu da antiga diretora, Maria Teresa Garbin, também visa a esse objetivo, buscando, em diversas fontes materiais, vestígios da história dessa instituição de ensino. Já o projeto atual, que teve início em Fevereiro de 2012, desenvolvido pelos professores Ana Cláudia Pedrosa Massaro e Guilherme Nonino Rosa, busca investigar a história da escola desde os seus primórdios, em 1949, até a década de 1990, através da reunião e análise das fotos e de entrevistas, e a construção de um memorial iconográfico da instituição.


Para isso, o Centro de Memórias organizou, em 19 de Outubro, um chá da tarde com os antigos diretores, professores, funcionários e alunos da escola, buscando, com isso, trazer à luz lembranças sobre essa instituição de ensino. Para tanto, convidou-se, de forma informal, tais pessoas, assim como a população orlandina, por meio da mídia local, representada pelas emissoras de rádio, de jornais da cidade, e sites, inclusive o da Etec. 


O evento aconteceu no Salão de Eventos da Etec Professor Alcídio de Souza Prado. Foi apresentada no telão uma síntese daquilo que os professores envolvidos no projeto de reconstrução da memória da escola já fizeram, assim como fotografias antigas, as quais ajudaram a recuperar as lembranças. Além disso, o evento foi registrado por imagem e vídeo, os quais, posteriormente, se tornarão documentos históricos que contribuirão para a construção da história dessa instituição.


Na tentativa de incluir os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, os quais já haviam participado, em fevereiro, de atividades referentes à história da escola, foi proposta uma mesa redonda com a participação dos presentes, cujos temas para discussão foram indicados pelos alunos. Esses foram presenteados com as palavras dos convidados, os quais mostraram o funcionamento da escola e a relação educador-aluno quando lecionavam.  
Este Chá de Reencontro foi o primeiro de muitos, já que a equipe organizadora tem a intenção de torná-lo um evento anual, podendo assim, a cada ano, contar com a presença de mais personagens dessa rica história! 


Visitem o nosso site http://www.facebook.com/ClubeMemoriasEtecProfAlcidioDeSouzaPrado e conheçam nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário