A primeira escola privada do país a implantar o uniforme inteligente, que avisa os pais quando o aluno entra ou sai da escola, fica em Santos, no litoral de São Paulo. A etiqueta já está sendo usada há quase um mês nos uniformes e tem sido uma novidade para as crianças e um tranquilizador para os pais.
Conheça outras iniciativas como essa em instituições públicas do país: Escola pública testa chip em uniformes para monitorar alunos no DF e Uniforme inteligente avisa aos pais quando aluno ‘mata’ aula.
O sistema do uniforme inteligente é simples. Uma etiqueta é colocada em uma das peças de roupa da criança. A escola possui uma espécie de antena que detecta a etiqueta assim que a criança entra, sai da escola ou quando o aluno vai para um segundo período para fazer cursos extras, reforço ou reposição de provas. O aparelho envia um email ou uma mensagem no celular, escolhido pela família, avisando que a criança entrou ou saiu do colégio.
O uniforme inteligente não é obrigatório, já que os pais precisam pagar pelas etiquetas e pelas mensagens. Os técnicos da empresa responsável pelo material fazem plantões no colégio para inserção das etiquetas nos uniformes com uma máquina própria.
A etiqueta também pode ser colocada na roupa ou em qualquer objeto do material escolar do aluno. Na secretaria da escola há um leitor que identifica a etiqueta e de qual criança é aquele objeto.
A diretora acredita que o sistema está dando certo e afirmou que a escola e os pais ainda estão em fase de adaptação. Neste ano, o sistema começou a ser implantado apenas com os alunos do ensino fundamental e, no ano que vem, a diretora também pretender colocar a tecnologia na pré-escola.
A partir de 2014, todos os uniformes da escola serão vendidos com a etiqueta inserida, mas a ativação é opcional.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário