terça-feira, 16 de outubro de 2012

Orlândia tem 15% de casais sem filhos por residência

Orlândia tem 15% de casais sem filhos por residência


Um novo estudo realizado mostrou que os casais sem filhos e solteiros morando sozinhos, aumentaram nos últimos anos em muitas cidades do Brasil.

Em Orlândia não foi diferente, com uma população estimada, em 2010, de 39.781 habitantes, e havendo cerca de 11.975 domicílios, Orlândia, ficou com uma média 3,3 habitantes por residência. A mesma média nacional, divulgada pelo IBGE, em todo o Brasil.

Estamos diminuindo o número de filhos. Nos anos de 1950 uma mulher tinha de 6 a 8 filhos, hoje esse número beira dois, um ou nenhum filho por casal. Em pleno século XXI, Orlândia, possuía, em 2010, 15% de casais sem filhos e 10% de pessoas morando sozinhas. Isso quer dizer, que praticamente, ¼ das residências não havia crianças.

O livro “Sem Filhos por Opção”, do casal Margareth Moura Lacerda e Edson Fernandes, lançado pela Editora Nversos, discute essa realidade no Brasil, das novas formas de constituir as famílias aos diferentes modos de viver.

A obra que é a única do gênero no território nacional, apresenta depoimentos de casais com e sem filhos, solteiros e pessoas separadas. Além de vasta pesquisa em fontes dos governos e institutos nacional e internacional. “Sem Filhos por Opção”, aponta um novo cenário das famílias brasileiras e suas perspectivas.

Quanto custa uma criança? O que é exigido dos pais, hoje? Qual é a vida de um casal sem filhos? Quais os preconceitos que os casais sem filhos enfrentam? Como muitos solteiros vivem bem melhor do que imaginamos?

Estas e outras questões estão respondidas no livro "Sem filhos por opção", Ed. NVersos, do casal Margareth Moura Lacerda e Edson Fernandes, lançado recentemente e o único do gênero no país, serve como referência com depoimentos e dados pesquisados, apontando um novo cenário da família brasileira, suas perspectivas e impactos neste século no Brasil. Poderá ser encontrado nos sites e livrarias: Saraiva, Martins Fontes, Sicililiano, Buscapé e Livraria da Folha.


CURIOSIDADES DE ORLÂNDIA

Tipo de Famílias
Percentual (%)
Casal sem filhos
15,67%
Casal com filhos
55,72%
Pessoa morando sozinha
9,9%
Mulher sozinha com dependentes
13,72%
Homem sozinho com dependentes
2,31%
Outras formas de família
2.68%
Crescimento da população nos últimos dez anos em Orlândia
1,0 anual
Crescimento da população nos últimos dez anos no Brasil
1,17 anual

A cidade de Orlândia, por apresentar um crescimento urbano de 97,4%, contra 2,6% da área rural, demonstra que escolheu a vida urbana; o que implica em mudanças na forma de constituir família neste século, dentre outras razões.

São opções que antes não eram consideradas pelas pessoas, mas que acabaram virando um novo estilo de vida, como: os casais sem filhos que assim decidiram viver e solteiros morando sozinhos. É uma nova realidade que estamos vivendo...

Casal Margareth Moura Lacerda e Edson Fernandes.
FONTE:NOVACIDADE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário