segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sertanejos dão golpe na net para aumentar acesso em clipes


O colunista Léo Dias, do jornal "O Dia", revelou um esquema de fraudes para alavancar o número de visualizações de vídeos de artistas no YouTube e "criar" hits na net.
Fingindo ser assessor de um artista, Léo conversou por telefone com o especialista na fraude, que se identificou como Magalhães e ofereceu ao jornalista os seus serviços.
A conversa foi gravada. Magalhães revelou que os maiores sucessos sertanejos no YouTube têm o seu dedo.
Ele assumiu que existe uma ferramenta automática para promover o aumento de visualizações por meio de acessos em celulares, mas que o esquema deixa evidente a fraude.
"De um milhão de acessos, 950 mil são via mobile (celular). Eu prefiro trabalhar com geração de acessos reais", diz ele, explicando que possui contas em redes sociais para burlar a vigilância do YouTube.
"O mobile cobra R$ 3 mil por um milhão de visualizações. Eu cobro R$ 7,5 mil. Mas se o sistema deles cai, eu cobro mais caro", diz.
Sertanejos já apelaram - Magalhães apresentou seus casos de sucesso. Citou Gusttavo Lima, Luan Santana — "já fechei com o DVD dele que vai ser lançado" —, Munhoz & Mariano e Gabriel Gava, da música 'Fiorino'.
"Estou tentando falar com o escritório do Naldo. Hoje, eu consigo ganhar o prêmio Multishow com qualquer artista", diz ele, referindo-se à categoria voto popular da premiação.
A coluna entrou em contato com a assessoria do YouTube no Brasil. A empresa, que pertence ao Google, disse que leva a sério qualquer abuso contra o seu sistema. Pelo visto, o esquema ainda não foi investigado.

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