segunda-feira, 17 de junho de 2013

Saiba como melhorar o sinal do roteador Wi-Fi da sua casa

As redes sem fio trouxeram uma facilidade inegável. Contudo, muitos usuários reclamam do sinal fraco, e da falta de velocidade em suas redes pessoais. Entretanto, existem maneiras bem práticas de melhorar o sinal do seu roteador. Nós preparamos seis passos que podem te ajudar.
roteador cisco (Foto: Divulgação)
Manter o equipamento atualizado
As tecnologias evoluem com velocidade impressionante, e por isso é essencial sempre atualizar seu roteador. O desempenho dele depende disso. Existem quatro tipos IEEE 802.11 para redes sem fio: A, B, G e N. O padrão N é o mais potente deles. Para se ter uma ideia do desempenho, enquanto os tipos A e G transferem informações em até 54 Mbps, o N atinge uma capacidade de até 600Mbps. Por isso, corra pra loja mais próxima e procure um roteador deste padrão, mas sem esquecer de conferir a compatibilidade dele com sua placa de rede.
Melhore o sinal com uma placa externa ou troca de antena
Se a grana está curta e por enquanto você não pode mudar o padrão do seu roteador, uma saída simples é adquirir uma placa externa USB. Ela é bastante cômoda, e ainda te deixa livre para, no caso da venda do PC, você montar sua rede sem fio sem precisar comprar novos equipamentos.
Asus (Foto: Divulgação)Roteador da Asus (Foto: Divulgação)
Trocar a antena também pode ser uma solução muito boa e barata. A potência delas é medida por uma unidade chamada dBi, e os roteadores, geralmente, vem com com antenas de 2 ou 3 dBi. Se há chance de trocar, não perca tempo: uma antena com 12 dBi custa menos do que R$ 100.
Outro fator de influência é que a maioria dessas antenas são onidirecionais, ou seja, liberam ondas para todos os lados. A dinâmica pode causar “desperdício”. Por isso, se você tiver dois ou mais computadores em um mesmo ambiente, adquira uma antena direcional para otimizar o sinal para as máquinas, deixando sua internet mais veloz.
Posicione o aparelho no melhor lugar
O sinal da internet é enviado por ondas. Daí, se o roteador fica no chão, em locais fechados, ou muito perto de outros eletrodomésticos (acredite, um microondas causa bastante interferência), ele se enfraquece. E não se engane: paredes de vidro também prejudicam a qualidade do sinal. Por isso, a dica é simples. Posicione o aparelho em um lugar central (e alto), onde o sinal será espalhado com o menor número de interferência possível.
Use repetidores
Os repetidores são aparelhos autônomos que reenviam o sinal wireless do roteador principal. Mais ou menos como vários espelhos propagando uma faixa de luz. Assim, ele cobre pontos-cegos da sua casa, por exemplo, e leva o sinal a lugares distantes.
Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Reprodução / Mercado Livre) (Foto: Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Reprodução / Mercado Livre))Repetidores ajudam a melhorar sinal da internet (Foto: Divulgação/TP-Link)
Reinicie o modem, coloque senha, e procure um novo canal
Quando o sinal está ruim a maioria reinicia o modem. O que é muito fácil. Com um caneta, pressione por alguns segundos o botãozinho que fica detrás do modem. É o menor dos buracos. Depois de feito isso, é preciso reconfigurar a rede, cujo processo exige a personalização do nome da sua rede, e uma senha.
Reset do roteador (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)Reset do roteador (Foto: TechTudo/Pedro Cardoso)
Na configuração você também vai escolher um padrão de segurança, e o mais avançado é o WPA. Opte por ele. Feito isso você deve escolher o canal de envio do sinal. Ele varia de 1 a 11. O mais comum é o canal 6, e justamente por isso ele sofre interferências de outros modens. De um vizinho, por exemplo. Por isso, durante o processo escolha outro. Assim, você fica livre dos ladrões de sinais, que sobrecarregam sua rede. Para descobrir qual canal é o menos usado existe um aplicativo para Androind que descobri isso pra você, é o Wi-Fi Analyser. Ele lista quais os canais da sua casa, e os classifica por ordem de eficiência.
Use uma latinha de cerveja
O alumínio provoca uma elevação das ondas do roteador. Então, use-o a seu favor. O processo não é complicado. Depois de lavar bem a latinha, corte o fundo dela. Feito isso, corte no sentido vertical até um centímetro da tampa. Corte, mais uma vez, as laterais. Mas não tudo. Deixe uns três, quatro centímetros intactos. Pronto. Agora é só encaixar na antena do roteador.
Fonte:Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário