segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pesquisa mostra crescimento do uso de redes sociais por pastores evangélicos

Pesquisa mostra crescimento do uso de redes sociais por pastores evangélicos
Uma pesquisa realizada pelo instituto norte americano “Grupo Barna” revelou recentemente o aumento do número de pastores evangélicos que utilizam redes sociais, como o Twitter e Facebook. Intitulado “The Rise of the Pastor”, o estudo mostrou que 23% dos pastores são usuários do Twitter, um aumento de 77% quando comparado aos números coletados 2011. Já o Facebook possui um número maior de adeptos, são 66% contra os 59% do período anterior.
Porém, a pesquisa mostra que tais líderes religiosos, e também as igrejas são resistentes ao uso de meios de comunicação, e acabam os utilizando apenas como um meio de transmitir anúncios, não aproveitando assim todo o potencial das ferramentas. Segundo a pesquisa, apenas 6% dos pastores usaram as redes sociais para que seus membros contribuam com perguntas sobre as pregações.
Entre as igrejas, 21% fazem uso do Twitter enquanto 70% usam o Facebook. A aceitação do uso dessas formas de mídia é maior entre igrejas com mais de 250 membros.
Outro dado levantado é o que os pastore jovens são os maiores adeptos às plataformas de mídia social. 39% dos pastores que as utilizam têm entre 29 e 47 anos, enquanto apenas 6% tem idade superior a 67 anos. No Facebook, o número de pastores mais novos conectados chega a 86%, na faixa etária entre 27 a 47.
No Brasil ainda não existem estudos realizados nesse seguimento. Porém, podemos claramente perceber o crescimento do uso das mídias sociais. Diversos pastores de denominações conhecidas já fazem um uso amplo das redes sociais. O pastor Silas Malafaia, da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, possui atualmente mais de meio milhão de seguidores no Twitter.
O uso das redes sociais é também presente entre pastores com grande projeção entre os jovens, como o pastor de jovens da Igreja Batista da Lagoinha (IBL), Lucinho Barreto, que possui atualmente mais de 230 mil seguidores.
A página oficial e principal da Bola de Neve reúne atualmente 199 mil pessoas. Já o apóstolo Rina, fundador da igreja, tem 135 mil seguidores em seu perfil. Movimentos jovens como o Eu Escolhi Esperar (EEE) são apreciados nas redes sociais, segundo o The Christian Post. O EEE tem hoje em sua página do Facebook números superiores a um milhão e 400 mil seguidores.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário