quarta-feira, 19 de junho de 2013

‘Lacaios’ de partidos políticos tentam manchar protestos populares

Imagem: Reprodução (Facebook)Jornais de todo o país divulgaram imagens das milhares de pessoas que saíram às ruas nesta segunda-feira (17) em várias partes do Brasil para protestar contra diversos problemas sociais, como: o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações. Em algumas localidades, uma minoria comandada ou infiltrada por partidos políticos causou vandalismo e os protestos acabaram em confronto com a polícia.
Protestos no Rio de Janeiro
Protestos no Rio de Janeiro
Em quase sua totalidade as manifestações não foram violentas, provando que a mobilização popular era ordeira. “O povo fazendo manifestação é coisa pacífica. O ativismo político de esquerdopatas cria a baderna, aí está o perigo”, disse pelo twitter o pastor Silas Malafaia nesta terça-feira (18).
As manifestações aconteceram em 12 capitais e ao menos 14 cidades do interior (veja infográfico abaixo) de modo tranquilo e coerente, pois a mobilização da população era sadia, ficando a cargo de baderneiros a balbúrdia e depredações de espaços públicos e privados.
Conflitos
Manifestantes tomaram a Esplanada dos Ministérios em Brasília
Manifestantes tomaram a Esplanada dos Ministérios em Brasília
No Rio de Janeiro, alguns manifestantes deixaram um rastro de destruição na Assembleia Legislativa (Alerj). Um vídeo registrou policiais encurralados e agredidos a pedras e chutes por um grupo. PMs também foram flagrados dando tiros de fuzil para o alto. Ao todo, 100 mil manifestantes foram às ruas na capital carioca.
“No RJ grande parte da manifestação foi pacífica é só ver as imagens da Rio Branco. Quando o ativismo político chegou, o pau quebrou”, comentou pastor Silas.
Em São Paulo, o quinto e maior protesto em duas semanas causou a interdição de importantes vias, como a Marginal Pinheiros, a Avenida Paulista e a Ponte Estaiada. A manifestação reuniu cerca de 65 mil pessoas e foi considerada pacífica até um grupo tentar invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. A polícia reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta e impediu o ato.
“Em SP grande parte foi pacifica, porque emergiu do povo. Quando os esquerdopatas agiram, a baderna começou derrubando portão do palácio”, criticou pastor Silas pela rede social.
Em Brasília, os participantes invadiram a marquise do Congresso Nacional. Em Porto Alegre, manifestantes foram presos após depredarem mais de 50 contêineres e incendiarem ônibus. Em Belo Horizonte, houve confronto na Praça Sete. Em Fortaleza, o hotel da Seleção Brasileira foi alvo dos manifestantes.
Maceió, Vitória, Salvador, Belém, Curitiba e Recife também registraram protestos. Outras cidades do Brasil foram palco de manifestações.
Veja o mapa dos protestos no país .
Imagem: Reprodução (G1)Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário