sexta-feira, 24 de maio de 2013

Análise: Mosquito está resistente até a alguns tipos de inseticidas


Por várias razões, tem sido cada vez mais difícil bloquear a transmissão do vírus da dengue, o Aedes aegypti.
O emprego excessivo de inseticidas, tanto pelas prefeituras quanto pelos moradores, tornou o mosquito resistente a muitos deles.
Um estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) mostrou que enquanto em Marília, os inseticidas públicos matavam 80% dos mosquitos, em Santos a taxa de sucesso chegava à metade.
O aedes também é muito adaptável, o que dificulta ainda mais o combate. Até em criadouros inimagináveis (como em cascas de ovo, troncos de árvores ou em água suja) ele consegue se reproduzir.
Hoje há quatro sorotipos de vírus circulando no país. Com o tipo 4 em alta, mais pessoas podem pegar dengue pela segunda, terceira ou quarta vez --o que já ocorre na Baixada Santista.

Todos podem causar variadas formas da doença, desde as mais brandas até a dengue hemorrágica.
A esperança para o controle da doença está no desenvolvimento de uma vacina, mas os primeiros testes mostraram que a imunização só teve eficácia de 30%.
Também se estuda o uso de mosquitos modificados geneticamente. A Fiocruz trabalha com uma bactéria que torna o aedes imune à dengue. Na Bahia, o foco são mosquitos mutantes, cujos filhotes são incapazes de sobreviver.
Enquanto essas promessas não chegam à vida real, a população deve continuar fazendo a sua parte eliminando os criadouros.
Aos governos cabe, além da prevenção e o controle do mosquito, capacitar seus serviços de saúde para o diagnóstico precoce e o tratamento correto da dengue, impedindo as mortes evitáveis.

Folha SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário