sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Você se Lembra ?? "Genius" e "Simon" marcaram época; saiba como surgiram

Inspirado no Simon, o Genius fez sucesso nos anos 80 e foi relançado em 2012

Jogos da memória sempre foram um bom passatempo, ainda mais se tiverem diferentes níveis de dificuldades. O Simon e o Genius são dois jogos eletrônicos que testam a memória da garotada.
Os dois foram criados há mais de 30 anos e são famosos até hoje. O objetivo é acompanhar a sequência de luzes que os brinquedos emitem e repetir as mesmas cores.
Tatiana Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos, explica que eles fizeram sucesso porque aproximaram a linguagem eletrônica das pessoas. “O Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico lançado no Brasil. Ele foi inspirado no Simon, fabricado pela Hasbro”, afirma Tatiana.
Os dois jogos são vendidos ainda hoje e promovem a troca de experiência entre diferentes gerações. Para Tatiana, isso acontece porque os brinquedos têm um valor sentimental. “Isso possibilitará sempre interação entre indivíduos, entre os pais e seus filhos, quando eles dizem ‘filho vem aqui conhecer o jogo com o qual eu brincava quando tinha a sua idade, deixa eu te mostrar como é’”, conta.
Para ela, os dois jogos ajudam no desenvolvimento da memória, da concentração, da agilidade de raciocínio e da paciência das crianças.
Simon
Fabricado pela Hasbro, o Simon foi criado em 1978 por uma equipe de engenheiros, designers e artistas.  Um ano antes a empresa já havia lançado o Comp IV e o Battleship, dois outros jogos eletrônicos que fizeram sucesso e inspiraram a criação do Simon.
Na época em que o brinquedo foi criado, os jogos mais populares eram os de tabuleiro. E o Simon se diferenciou de todos eles porque foi um dos primeiros jogos portáteis e que podia ser jogado individualmente.
O Simon inspirou a criação do Bop it!, lançado em 1997 nos Estados Unidos e em 2011 no Brasil. Nesse jogo deve-se seguir a sequência de comandos para puxar, girar, gritar e apertar o botão Bop it!.
Hoje em dia existe o Simon Trickster que pode ser jogado de quatro jeitos diferentes individualmente ou em grupo.
Genius
Criado pela Estrela em 1980, o Genius foi inspirado na brincadeira “Siga o mestre”, muito popular entre crianças de várias partes do mundo. Ele foi o primeiro brinquedo eletrônico lançado no Brasil e era muito avançado para a época.
Depois do Genius outros brinquedos eletrônicos surgiram, entre eles o “Merlin”, que reunia seis jogos em um único brinquedo, o robô "Ar-Tur" e o carrinhos "Pégassus" e "Colossus", que usavam controle remoto para se movimentar.
O sucesso do Genius foi tanto que ele foi relançado em setembro deste ano. “Isso aconteceu porque o Genius é um dos campeões de pedidos em nosso SAC há anos. Por isso decidimos relançá-lo no momento em que completamos 75 anos de história”, conta Aires Leal Fernandes, diretor de marketing da Estrela.
Para ele, muitas pessoas que foram crianças na década de 80 ficaram felizes com a volta do brinquedo pela possibilidade de realizar um sonho, reviver momentos felizes e compartilhar com filhos e sobrinhos um jogo que marcou a infância deles.
Fonte:Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário