Durante décadas, a Igreja Católica da Polônia teve um papel influente na sociedade. Como em muitos paises da Europa, ela era virtualmente “intocável”. Mas agora, uma série de outdoors patrocinados por organizações ateístas se espalharam rapidamente por todo o país causando revolta do público.
Os anúncios gigantes que começaram a aparecer nas principais cidades da Polônia mostram uma série de quadradinhos com as opções “não matar”, “não roubar”, “não acreditar”. Todas as opções estão marcadas. Outro outdoor faz a pergunta: “Não acredita em Deus?” E dá a resposta: “Você não está sozinho”.
A chegada dos cartazes gerou muito debate em um país onde mais de 90 por cento da população se define como católica.
“Em um país considerado católico, é muito difícil ser ateu”, disse Jacek Tabisz, presidente da Associação Polonesa de Racionalistas, uma das organizações responsáveis pelas mensagens. “Ao contrário do que se pode pensar, no entanto, há muitos de nós [ateus]”.
Ele explica que a intenção dos outdoors não é provocar os crentes, mas sim “mostrar às pessoas que… há um grande grupo de ateus em um país conhecido por ser católico.”
A campanha resultou em um debate sem precedentes no país sobre a posição e a influência da Igreja Católica no país.
Apesar de ser um estado oficialmente laico, aulas de religião são oferecidas desde o jardim de infância, e a Igreja se beneficia de uma série de vantagens fiscais, além de financiamentos para a compra e manutenção de propriedades.
A campanha ateísta coincidiu com a iniciativa do Movimento Palikot, terceiro maior partido no parlamento, de pedir o fim da educação religiosa nas escolas, alegando que violava artigos da constituição polonesa que assegura a igualdade de todas as religiões.
Sociólogos poloneses dizem que está em curso uma “revolução anticlerical” na Polônia, apontando que os tempos mudaram e o grande poder e influência da Igreja está começando a se enfraquecer.Traduzido de Christian Post.
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