quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Candidata dos EUA vence o Miss Universo 2012, Brasileira fica em 5º



A americana Olivia Culpo foi eleita na noite desta quarta-feira (19) Miss Universo 2012, em cerimônia realizada em Las Vegas. A representante dos EUA recebeu a coroa da angolana Leila Lopes, vencedora do concurso em 2011.
A segunda colocação ficou com a filipina Janine Tugonon, enquanto a representante do Brasil, a gaúcha Gabriela Markus, terminou em quinto. Ao todo, representantes de 89 países participaram do concurso.
Este é o oitavo título dos Estados Unidos na história do concurso e o primeiro desde 1997, quando Brook Mahealani Lee obteve a coroa.
Antes disso, haviam sido coroadas Miriam Stevenson (1954), Carol Morris (1956), Linda Bement (1960), Sylvia Hitchcock (1967), Shawn Weatherly (1980) e Chelsi Smith (1995).
Foi determinante para a vitória de Olivia Culpo a resposta dada pela modelo à pergunta feita pela mexicana Ximena Navarrete, membro do júri e ganhadora do Miss Universo em 2010.
Quando perguntada por alguma experiência em sua vida que nunca repetiria, sua resposta foi: "De cada experiência, seja boa ou má, se aprende algo. Assim é a vida. Arrependo-me de não ter sido mais carinhosa com meus irmãos quando pequena, porque quando crescemos nos damos conta de quanto os queremos realmente".
Originária de Rhode Island e fã do cinema e da música, Olivia tem quatro irmãos. Seus pais são fervorosos amantes da música e todos os seus filhos aprenderam a tocar algum instrumento na infância, sendo o violino o eleito da nova Miss Universo.
Terceira colocada no concurso, a venezuelana Irene Sofía, estudante de Artes Cênicas, queria levar a coroa principalmente pela bolsa de estudos concedida na New York Academy of Filming, o mesmo caminho percorrido por sua compatriota Dayana Mendoza.
A Miss Venezuela cativou os espectadores com seus belos olhos cor de café, mas escorregou na hora de responder à pergunta do júri. Quando questionada sobre qual lei inexistente ela gostaria de colocar em vigor imediatamente, respondeu que "todas as leis constitucionais já têm o seu efeito".
A Miss Brasil, Gabriela Markus, que ficou em quinto lugar no Miss Universo 2012
Já Gabriela Markus, estudante de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, respondeu com elegância, em português, a uma pergunta sobre as opiniões sexistas em torno de uma mulher usando um traje de banho.
"O que importa é mostrarmos quem somos interiormente e o que temos 
O título de Miss Simpatia foi para a representante da Guatemala, Laura Godoy, e o prêmio de melhor traje típico foi dado à Miss China, Ji Dan Xu.
Além das cinco finalistas, chegaram a desfilar com vestidos longos, na semifinal da competição, as representantes de Rússia (Elizaveta Golovanova), França (Marie Payet), Hungria (Agnès Konkoly), África do Sul (Melinda Bam) e México (Karina González).
O júri do concurso era composto pelo cantor Cee Lo Green, o jogador de beisebol Pablo Sandoval, o ator e cantor Diego Boneta, o empresário Scott Disick, a ex-Miss Universo Ximena Navarrete, a jogadora de vôlei de praia Kerri Walsh e a participante do reality show "The Real Housewives of Beverly Hills" Lisa Vanderpump, entre outros.
O país com o maior número de títulos são os EUA, que já tiveram oito rainhas. Na sequência, aparecem Venezuela, com seis, e Porto Rico, com cinco.
A Venezuela, aliás, venceu duas vezes seguidas recentemente: em 2008 (Dayana Mendoza) e 2009 (Stefanía Fernández). Em 2010, saiu vitoriosa a mexicana Ximena Navarrete, e, em 2011, a rainha foi a angolana Leila Lopes.

F5

Nenhum comentário:

Postar um comentário