quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Acusado de racismo, Luís Salém ator da Globo rebate: 'Pode ter sido uma piada'


Luís Salém (Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior)Luís Salém (Foto: TV GLOBO / João Miguel Júnior)
Luís Salém está sendo acusado de ter insultado um grupo de jovens na saída de um ensaio de carnaval no sambódromo do Rio de Janeiro, no último domingo, 9. De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, no jornal "O Globo", um jovem teria feito um boletim de ocorrência no Instituto de Advocacia Racial acusando o ator de ter se aproximado de seu do grupo de amigos e perguntado: "Isso aqui é um quilombo?". Em conversa com o EGO, Luís não negou nenhuma acusação e disse que, se aconteceu isso mesmo, vai esperar a notificação da justiça.
"Pode ter sido uma piada, mas não sou preconceituoso, não tenho motivo para ofender ninguém, apoio todas as causas, tenho amigos negros e sou totalmente contra preoconceito. Sou comediante, humorista e faço piadas, pode ser que ele tenha entendido errado. Se ele se sentiu tão ofendido, a ponto de fazer um Boletim de Ocorrência, vou esperar essa notificação, o que deve acontecer em algum momento, e fazer o que tem que fazer, me desculpar se for o caso, porque não tive a intenção de ofender ninguém, provavelmente foi um mal-entendido".
Humberto Adami, advogado e diretor de Relações Étnicas do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, foi o responsável por receber a ocorrência e, por telefone, confirmou ao EGO a história divulgada pela publicação: “As vítimas disseram que estavam em um grupo de oito pessoas negras no domingo, 9, em um bar próximo ao sambódromo, após o ensaio técnico das escolas do Rio de Janeiro, quando surgiu esse ator Luís Salém. Aparentemente embriagado, segundo relatos, ele chegou perto deles e perguntou: ‘Isso aqui virou um quilombo?’. Além disso, teria continuado com gracejos em relação ao assunto."
O advogado contou, ainda, que uma das vítimas afirmou que, após ter falado que não tinha graça a brincadeira, o ator virou e perguntou: "‘Você aí é preto? Então o senhor vai estudar e se formar sem cotas, você é preto e feio’." Uma outra vítima relatou que o acusado começou a falar que ele era "branquinho" e que eles eram "pretinhos", acrescentou Humberto. "Só quatro das vítimas denunciaram até agora, mas a indignação das outras pessoas que estavam na lanchonete foi geral e tem gente que até se colocou a disposição para depor contra o acusado”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário