sexta-feira, 16 de novembro de 2012

VEJA, Prefeita eleita de Orlândia Flávia Gomes a menos de dois meses da pose concede entrevista

Em entrevista dada a Rádio Lidersom FM,ao Repórter Maurício no Programa Giro de Notícias
Prefeita eleita de Orlândia Flávia Mendes Gomes dá entrevista (divulgação)

Durante a entrevista falou sobre as questões do momento; processo de transição, cargos interinos, dívidas da atual administração, dificuldades, enumerou problemas, falou sobre prioridades, secretários, política legislativa e para finalizar deixou importante recado a todos os cidadãos de Orlândia. Confira a entrevista completa:

O assunto é transição de governo, Flávia, explica para os ouvintes como funciona este processo?
Este é um processo natural, em que a administração eleita possa tomar conhecimento do que esta acontecendo, neste momento, na administração, para facilitar o início das atividades em 2013, porque a prefeitura é uma empresa que não pode parar.
Você tem encontrado alguma dificuldade ou liberdade total para a realização deste trabalho?
Os técnicos por mim nomeados para fazerem a transição, eles têm tido uma acessibilidade muito boa na prefeitura, foram recebidos inicialmente pelo procurador do município, o Dr. Ricardo e já fizeram visitas a vários departamentos, como o departamento de licitação, contabilidade, financeiro, para realmente tomar conhecimento da real situação da administração hoje.
Você definiu esta equipe, esta equipe já está trabalhando e ao que me consta são técnicos da cidade de Morro Agudo e não de Orlândia, porque esta opção em trazer um pessoal de fora, a principio?
A gente sabe que esta decisão gerou uma grande especulação na cidade, são pessoas de fora, estas pessoas, não necessariamente irão compor a minha equipe de trabalho. Isso eu quero deixar caro para os ouvintes. São pessoas de fora e eu entendi que esta seria a melhor solução, porque são pessoas que não tem vínculos profissionais, vínculos de amizade, vínculos políticos com os funcionários da prefeitura municipal. Eu acho que desta forma a gente tem mais liberdade, eles, no caso os técnicos, têm mais liberdade para o trabalho. Acho que desta forma se resolve melhor as coisas.  A equipe esta sendo muito bem recebida na prefeitura por todos os departamentos e isso com certeza vai facilitar muito o trabalho em 2013.
Flávia existe comentários sobre uma divida atual da Prefeitura de Orlândia que ultrapassa, ou chega próximo a 13 milhões de reais. É verdade ou apenas especulação, dentro do levantamento preliminar que vocês fizeram?
Ricardo, ainda é muito precoce para fazer um diagnóstico mais preciso desta situação do município hoje, a gente sabe que existem muitas dificuldades, existem dívidas que já foram negociadas, existem vários credores, mas estamos em processo e como eu falei a transição é exatamente para isso, para que se levante os dados. Estamos em processo de conhecimento, não daria aqui para eu definir uma realidade hoje, nós fizemos inclusive o estudo do balancete do mês de setembro, nós temos ai, outubro, novembro, dezembro. Muitas coisas, com certeza vão ainda acontecer, então não tem como definir ou estar falando em termos de dados quantitativos.
Mesmo com este levantamento preliminar, você acredita que terá dificuldades pelo menos no primeiro ano de governo?
Todo mundo sabe, é notório, é público que a Prefeitura de Orlândia vive uma dificuldade financeira muito grande e isso não é de agora, vem já de administrações anteriores e isso se perpetuou. É uma dificuldade grande, todo município que vive esta realidade, com certeza, quando você começa uma administração nova a primeira coisa é você conseguir organizar a casa, este é o objetivo, inicialmente temos que organizar a casa. Organizar os credores, que na maior parte deles precisam receber, porque foram serviços prestados, foram fornecedores. Então temos que fazer toda esta avaliação e o importante é que a prefeitura não pare, porém existem prioridades.
Quais são?
Ricardo, nós temos dificuldades... A questão de habitação é um problema sério em Orlândia, existe um conjunto habitacional que precisa terminar, as pessoas estão aguardando isso. Também a Minha Casa, Minha Vida. Estas são obras iniciadas que vão precisar ser finalizadas, a população já está aguardando isso. A gente sabe que existe uma demanda muito grande sem acesso a creche, outra grande dificuldade. Nós temos o serviço de limpeza pública que a gente viveu ai um período de interrupção, um período de mudança, então a gente precisa olhar para isso também, tem o problema da água que tem que ser resolvido. Então, são várias as necessidades. Temos um problema sério da saúde, alias este é um problema peculiar a todas as cidades aqui da Região. Existem muitos outros problemas que até é difícil falar em uma única prioridade. Nós precisamos estar olhando para todas estas questões, que eu acabei de enumerar e também a parte financeira da prefeitura, que é importante, para que a gente possa organizar esta parte, para que a prefeitura, a partir daí, possa cumprir com os seus contratos, honrar os seus compromissos, é muito ruim, hoje para o munícipe de Orlândia até se envergonhar com o fato desta situação com a prefeitura que está diretamente ligada ao munícipe. É preciso! Como eu disse no começo, colocar a casa em ordem e voltar a ter orgulho, a ter satisfação de dizer que somos orlandinos! Que nós honramos com os nossos compromissos! É isso que a gente precisa fazer!
Sobre os secretários. Boatos dão conta pela cidade, que você já escolheu alguns nomes. Isso é verdade?
Tenho ouvido estes comentários, e os nomes até me surpreendem, muitos deles. Eu quero dizer a população de Orlândia que até este momento todos estes comentários, estes nomes não passam de especulação.  Assim que eu tiver a relação dos secretários eu vou ter grande prazer em ir até a imprensa e divulgar estes nomes, tenho realmente pensado muito nisso, vou valorizar muito a capacidade técnica das pessoas, eu acho isso importante e assim que eu tiver estes nomes definidos eu estarei aqui na Lidersom, estarei nos meios de comunicação, divulgando estes nomes.
Você tem um prazo para definir isso Flávia?
Estas nomeações serão feitas só a partir do dia primeiro de janeiro. Então até lá eu posso estar fazendo estas escolhas. Mas eu pretendo realmente, até para facilitar a transição escolher esta equipe, até no próximo mês, para que eles possam também fazer parte da transição, porque ai sim, especificamente em cada área a gente pode fazer um levantamento mais minucioso. O que eu tenho que dizer a população é que podem aguardar, fiquem tranquilos que a gente vai escolher estes nomes com muita responsabilidade, para que sejam realmente pessoas comprometidas, capacitadas para exercer esta função de secretários do município.
Flávia, a coligação fazendo a diferença, não conseguiu fazer maioria na Câmara, conseguiu eleger 4 nomes, 4 vereadores. Já existe um trabalho da prefeita, de bastidores, para tentar reverter este quadro e começar o seu governo com maioria na Câmara?
Olha, esta não é uma preocupação Ricardo, embora nós tenhamos feito quatro vereadores da coligação, eu acho que os demais, os outros cinco vereadores, são pessoas também comprometidas com a cidade e isso é o mais importante. Eu acho que no momento em que as pessoas são comprometidas, elas têm respeito pela cidade, sem dúvida nenhuma elas vão apoiar as ações que forem em benefício da cidade, então com isso eu não me preocupo, em relação ao número de vereadores que estão do lado ou não, acho que isso não existe mais. A partir de agora não dá para existir esta diferença, e nesta questão partidária, acho que estamos todos, eu do executivo, os vereadores do legislativo, trabalhando em função da nossa cidade.
O que a população de Orlândia, que te elegeu, os seus eleitores, os que não votaram em você também orlandinos, podem esperar da sua administração e da sua equipe?
Nós teremos uma administração séria, uma administração, acima de qualquer coisa transparente e com a participação da população, no sentido de estarmos discutindo a respeito destas prioridades, daquilo que vai ser possível realizar neste primeiro momento, a gente sabe que existe uma grande expectativa da população para que os problemas sejam resolvidos, e a gente sabe também que infelizmente nem tudo pode ser resolvido num primeiro momento. Então a gente vai ter que definir junto com a população, quais são as prioridades e trabalhar em cima disso e é obvio que a gente vai ter que considerar a real, a situação financeira da prefeitura, até para traçar planos. Então é difícil falar neste momento em termos de projetos, mas o que a população pode esperar desta equipe, que vai ser uma equipe empenhada e muito comprometida com as necessidades da população e a intenção é realmente transformar Orlândia! Resgatar Orlândia! Para que as pessoas possam se orgulhar de viverem aqui e que possam realmente ter uma vida mais tranquila. Atender as necessidades das pessoas de uma forma geral, sem privilégios. Acho que é isso! Uma administração que tenha realmente comprometimento com a população, que tenha respeito, que seja honesta, que seja transparente. É isso o que a gente vai fazer e acho que é isso o que as pessoas esperam!
por Moacir Ponti
Entrevista do Reporter Ricardo da Rádio Lidersom



Nenhum comentário:

Postar um comentário