terça-feira, 27 de novembro de 2012

Revista Super Interessante faz matéria polêmica de Jesus Cristo

"Ele não nasceu em Belém, não tinha cabelo longo nem pele clara e era apenas um entre vários profetas. Descubra o que historiadores, cientistas e teólogos têm a dizer sobre a biografia de Jesus" Super Interessante.
Cover_fc4d246d-960b-4e23-8695-b698eb666d43

Não é a primeira vez que a revista Super Interessante trás em suas edições temas que, além de "interessantes" são polêmicos. Na edição de julho de 2011, a revista trouxe em sua capa "Os anos ocultos de Jesus", o que não chamou tanto a atenção, afinal, a Bíblia oculta boa parte da vida do Homem de Nazaré.

Depois de mais de um ano, Jesus volta a estampar a capa da Super, agora, a edição 312 de dezembro / 2012, trás o titulo "Jesus - A verdade por trás do Mito". Se não bastasse o titulo ser bastante ousado, a descrição da matéria chama ainda mais a atenção dos leitores: "Ele era moreno, baixinho e de cabelo curto. Não Foi traído por Judas. Nem nasceu no Natal. Conheça a verdadeira face de Cristo".

Primeiro ponto "Ele não nasceu em Belém, nem no Natal", que Cristo não nasceu em 25 de dezembro, isso já foi relatado em diversas mídias e até é aceito por alguns cristãos, mas a revista vai mais além, e afirma que Jesus não nasceu em Belém. Segundo o Teólogo americano John Dominic Crossan, tudo foi forjado com o objetivo de dizer que Jesus era o novo Rei Davi: "'Tanto Mateus quanto Lucas dizem que Jesus nasceu em Belém com o objetivo de dizer metaforicamente, simbolicamente, que Ele é o novo Rei Davi'', e para concluir o seu ponto de vista, o historiador completa "O motivo que Lucas dá para José e Maria terem ido a Belém nunca existiu" diz.

O segundo ponto abordado na revista é ainda mais chamativo, se não hilariante "Os três reis magos não eram reis. Nem eram três", de um ponto de vista histórico, os editores da revista, afirma que acreditar na existência de três reis magos é apenas uma questão de fé, afinal, nem a Bíblia os define como reis, nem muito menos que eram três: "Acreditar nela ou não é uma questão de fé. Mesmo assim, alguns elementos dessa fé distanciaram-se do que está na bíblia. Por exemplo: não há menção a "reis"(...) O evangelho, aliás, nem diz que eles eram três: só se sabe que eram mais de um, já que são mencionados no plural.".

O terceiro ponto trata do Jesus Físico, "Ele era moreno, baixinho e cabelo curto". Já que a bíblia não relata a aparecia de Cristo, coube a cada um usar da imaginação para defini-lo. Porém, para uma matéria desse porte não é levada em consideração apenas a imaginação, precisa-se recorrer a ciência, e foi exatamente o que aconteceu: "Esqueletos de Judeus do século I indicam que a altura média deles era era mais ou menos 1,55 m. E que a maioria não pesava muito mais do que 50 quilos. E mesmo se fosse bem alto para a época, com 1,65 m, por exemplo, ainda seria pequeno para os padrões de hoje(...) Usando como base 3 crânios do seculo I, 'cientistas' lançaram mão de softwares de modelagem 3D para determinar qual seria o formato do nariz, dos olhos, da boca... Enfim, do rosto de um adulto tipico da época". O resultado foi a face parecida com a foto ao lado.

Já para a cor da pele, usaram apenas uma "hipótese" que no caso seria da cor morena, "como era e continua sendo, a da maior parte das pessoas do Oriente Médio". Mais uma vez, Ciência e Bíblia se misturam aqui, isso para descrever o cabelo de Jesus. Usando a passagem do livro bíblico I Coríntios onde Paulo diz que "Cabelo cumprido é uma desonra para o homem".

O quarto ponto "Jesus era só mais um entre vários profetas", muitos exageros tomam conta desse tópico que menciona varias personalidade da época em que eram igual, se não maior que Jesus. Um dos mencionados é João Batista, que o texto declara como concorrente de Cristo.

"Mateus, Marcos, Lucas e João não são os autores dos evangelhos"? Isso mesmo que você leu! "Mateus e joão eram apóstolos. Marcos, um discípulo de outro apóstolo(Pedro). E Lucas era medico de Paulo. Pela tradição Cristã, eles são os autores dos quatros evangelhos do novo testamento. Mas isso é um mito. Ninguém sabe quem escreveu os livros." afirma os editores. Para sustentar essa tese, complementam: "Hoje, qualquer um pode ser autor, porque todo mundo sabe ler e escrever. Há 2 mil anos, não.". Eles acreditam que o mais provável é que as comunidades cristãs tenham encomendado esse trabalho.

O penúltimo ponto é inacreditável a primeira vista: "Judas pode não ter sido um traidor", mas com o decorrer da leitura, é "quase" certo os leitores se persuadirem com o que está escrito, obvio, vai de pessoa pra pessoa. Segundo o texto, Judas Iscariotes não traiu o mestre, e sim atendeu a um pedido dele: "Judas teria apenas acatado um pedido de Jesus ao entregá-lo as autoridades romanas.", isso com base em uma cópia de um manuscrito encontrado em 2006, mais conhecido como "Evangelho de Judas".

O ultimo, mas não menos impontante ponto "O Reino dos Céus na Terra". O texto começa cômico, usando uma das canções de Roberto Carlos. No entanto, a seriedade começa ainda no primeiro paragrafo, onde afirma que "O Reino de Deus que Jesus pregava iria acontecer aqui". Mais onde está a surpresa nisso? Vale lembrar que muitos fazem confusão com as passagens bíblicas e na forma de interpretá-las, isso não é mais segredo!

Para o se aprofundar mais na matéria "Jesus, A verdade por trás do mito", vá uma banca mais próximas e compre o seu exemplar, afinal são 10 paginas dedicadas a esse tema!

Desktop Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário