![]() |
Uma das coisas mais legais quando se está brincando é poder soltar a imaginação. Na hora da diversão uma folha de papel pode virar um barquinho e um lençol, uma cabana! Existe um brinquedo que ficou muito famoso por causa de pecinhas coloridas com as quais é possível montar vários objetos diferentes e deixar a brincadeira do jeito que a cabeça mandar: o Lego.
Ele foi inventado em 1932, pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen e foi inspirado nas miniaturas de móveis que ele fazia para construir brinquedos. No começo, as peças eram de madeira. Os bloquinhos de plástico que existem até hoje surgiram apenas em 1949.
A palavra Lego vem da frase “Leg godt”, que quer dizer “brinque bem” em dinamarquês. Quando ele foi inventado, os brinquedos eram feitos de madeira, como carrinhos e caminhões, além de bonecas de pano.
Tatiana de Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos, conta que uma Universidade calculou que com seis tijolinhos é possível fazer quase um milhão de combinações diferentes! Ela explica que a possibilidade de se fazer várias coisas com um brinquedo só é que garante o sucesso do Lego até hoje.
- A maior torre de Lego foi construída em Praga
“Além disso, devido aos diferentes tipos de peças, uma criança pode brincar com peças Lego durante toda a infância, definindo o grau de dificuldade das montagens conforme ela cresce”, afirma Tatiana.
Para Robério Esteves, diretor de operações da Lego no Brasil, o sucesso se deve ao fato da criançada poder montar e criar. “Isso gera a satisfação do ‘eu que fiz’ e desenvolve o raciocínio lógico, a coordenação motora e a criatividade”, afirma.
Além das pecinhas coloridas, o brinquedo é famoso por seus bonequinhos. Mas eles só foram inventados em 1978. E apenas em 1980 os bonecos ganharam as carinhas que indicam tristeza ou alegria. E você sabia que existem até relógios e um robô feito de Lego?
Cerca de 400 milhões de crianças brincam com as pecinhas coloridas em 130 países ao redor do mundo. O fabricante conta que, se juntássemos todas as peças Lego vendidas em um ano e colocássemos uma atrás da outra, daríamos mais de cinco voltas ao redor do planeta! Outra curiosidade é que em 2011, o Brasil construiu a maior torre feita de Lego da Terra, que media 31,19 metros de altura!
O recorde foi quebrado mais uma vez. Crianças da cidade de Praga, na República Tcheca, fizeram uma torre com 32,5 metros de altura no dia 8 de setembro.
Hoje, são fabricadas 4.200 pecinhas diferentes em 68 cores. As fábricas da Lego no México, Dinamarca, Hungria e República Tcheca produzem 1.140 peças por segundo.
Não é só a garotada que gosta de brincar de montar! O brinquedo tem muitos fãs adultos também. O grupo AFOLs (que em português significa “Adultos fãs de Lego”) promove eventos para admiradores das pecinhas e colabora com a Lego no desenvolvimento de novos produtos. No Brasil existe o LUG, LEGO Users Group, formado por colecionadores e fãs da marca.
Fonte:Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário